quarta-feira, 18 de setembro de 2013

poesias de manuel bandeira

Poesia de Manuel Bandeira     



  
    Manuel Bandeira possui um estilo simples e direto, embora não compartilhe da dureza de poetas como João Cabral de Melo Neto, também pernambucano. Aliás, numa análise entre as obras de Bandeira e João Cabral, vê-se que este, ao contrário daquele, visa a purgar de sua obra o lirismo. Bandeira foi o mais lírico dos poetas. Aborda temáticas cotidianas e universais, às vezes com uma abordagem de "poema-piada", lidando com formas e inspiração que a tradição acadêmica considera vulgares. Mesmo assim, conhecedor da Literatura, utilizou-se, em temas cotidianos, de formas colhidas nas tradições clássicas e medievais. Em sua obra de estreia (e de curtíssima tiragem) estão composições poéticas rígidas, sonetos em rimas ricas e métrica perfeita, na mesma linha onde, em seus textos posteriores, encontramos composições como o rondó e trovas.
É comum encontrar poemas (como o Poética, do livro Libertinagem) que se transformaram em um manifesto da poesia moderna. No entanto, suas origens estão na poesia parnasiana.Foi convidado a participar da Semana de arte moderna de 1922embora não tenha comparecido, deixou um poema seu (Os Sapos) para ser lido no evento.
Uma certa melancolia, associada a um sentimento de angústia, permeia sua obra, em que procura uma forma de sentir a alegria de viver. Doente dos pulmões, Bandeira sofria de tuberculose e sabia dos riscos que corria diariamente, e a perspectiva de deixar de existir a qualquer momento é uma constante na sua obra.
A imagem de bom homem, terno e em parte amistoso que Bandeira aceitou adotar no final de sua vida tende a produzir enganos: sua poesia, longe de ser uma pequena canção terna de melancolia, está inscrita em um drama que conjuga sua história pessoal e o conflito estilístico vivido pelos poetas de sua época. Cinza das Horas apresenta a grande tese: a mágoa, a melancolia, o ressentimento enquadrados pelo estilo mórbido do simbolismo tardio. Carnaval, que virá logo após, abre com o imprevisível: a evocação báquica e, em alguns momentos, satânica do carnaval, mas termina em plena melancolia. Essa hesitação entre o júbilo e a dor articular-se-á nas mais diversas dimensões figurativas. Se em Libertinagem, seu quarto livro, a felicidade aparece em poemas como "Vou-me embora pra Pasárgada", onde é questão a evocação sonhadora de um país imaginário, o pays de cocagne, onde todo desejo, principalmente erótico, é satisfeito, não se trata senão de um alhures intangível, de um locus amenus espiritual.

Em Bandeira, o objeto de anseio restará envolto em névoas e fora do alcance. Lançando mão do tropo português da “saudade”, poemas como Pasárgada e tantos outros encontram um símile na nostálgica rememoração bandeiriana da infância, da vida de rua, do mundo cotidiano das provincianas cidades brasileiras do início do século. O inapreensível é também o feminino e o erótico. Dividido entre uma idealidade simpática às uniões diáfanas e platônicas e uma carnalidade voluptuosa, Manuel Bandeira é, em muitos de seus poemas, um poeta da culpa. O prazer não se encontra ali na satisfação do desejo, mas na excitação da algolagnia do abandono e da perda. Em Ritmo Dissoluto, seu terceiro livro, o erotismo, tão mórbido nos dois primeiros livros, torna-se anseio maravilhado de dissolução no elemento líquido marítimo, como é o caso de Na Solidão das Noites Úmidas. Esse drama silencioso surpreende mesmo em poemas “ternos”, quando   inesperadamente encontram-se, como é o caso dos poemas jornalísticos de Libertinagem, comentários mordazes e e sorrateiros interrompendo a fluência ingênua de relatos líricos, fazendo revelar todo um universo de sentimentos contraditórios. 

Obras:
    
        Poesia 
  •  A cinza das horas, 1917
  • Carnaval, 1919
  • O ritmo dissoluto, 1924
  • Libertinagem, 1930
  • Estrela da manhã, 1936
  • Lira dos cinquent’anos, 1940
  • Belo, belo, 1948
  • Mafuá do malungo, 1948
  • Opus 10, 1952
  • Estrela da tarde, 1960
  • Estrela da vida inteira, 1966

    Prosa :
  • Crônicas da Província do Brasil – Rio de Janeiro, 1936
  • Guia de Ouro Preto, Rio de Janeiro, 1938
  • Noções de História das Literaturas – Rio de Janeiro, 1940
  • Autoria das Cartas Chilenas – Rio de Janeiro, 1940
  • Apresentação da Poesia Brasileira – Rio de Janeiro, 1946
  • Literatura Hispano-Americana – Rio de Janeiro, 1949
  • Gonçalves Dias, Biografia – Rio de Janeiro, 1952
  • Itinerário de Pasárgada – Jornal de Letras, Rio de Janeiro, 1954
  • De Poetas e de Poesia – Rio de Janeiro, 1954
  • A Flauta de Papel – Rio de Janeiro, 1957
  • Itinerário de Pasárgada – Livraria São José – Rio de Janeiro, 1957
  • Andorinha, Andorinha – José Olympio – Rio de Janeiro, 1966
  • Itinerário de Pasárgada – Editora do Autor – Rio de Janeiro, 1966
  • Colóquio Unilateralmente Sentimental – Editora Record – RJ, 1968
  • Seleta de Prosa – Nova Fronteira – RJBerimbau e Outros Poemas – Nova Fronteira – RJ 
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        Os sapos, poema de Manuel Bandeira



                                                            Enfunando os papos,                        
                                                           Saem da penumbra,
                                                           Aos pulos, os sapos.
                                                              A luz os delumbra.                          
                                                                                                                  

                                                             Em ronco que a terra,
                                                                 Berra o sapo-boi:
                                                          – “Meu pai foi à guerra!”
                                                      – “Não foi!” — “Foi!” — “Não foi!”
                                                              O sapo-tanoeiro
                                                            Parnasiano aguado,
                                                           Diz: — ” Meu cancioneiro
                                                               É bem martelado.
                                                              Vede como primo
                                                           Em comer os hiatos!
                                                          Que arte!  E nunca rimo
                                                           Os termos cognatos.



                                                            O meu verso é bom
                                                               Frumento sem joio.
                                                                Faço rimas com
                                                              Consoantes de apoio.
                                                        Vai por cinquenta anos
                                                        Que lhes dei a norma:
                                                          Reduzi sem danos
                                                         A formas a forma.
                                                          Clame a saparia
                                                        Em críticas céticas:
                                                        Não há mais poesia,
                                                       Mas há artes poéticas…”
                                                            Urra o sapo-boi:
                                                        – “Meu pai foi rei” — “Foi!”
                                                                                                                                              – “Não foi!” — “Foi!” — “Não foi!”
                                                         Brada em um assomo
                                                          O sapo-tanoeiro:
                                                     – “A grande arte é como
                                                           Lavor de joalheiro.
                                                         Ou bem de estatutário.
                                                           Tudo quanto é belo,
                                                          Tudo quanto é vário,
                                                            Canta no martelo.”
                                                            Outros, sapos-pipas
                                                            (Um mal em si cabe),
                                                              Falam pelas tripas:
                                                     –”Sei!” — “Não sabe!” — “Sabe!”
                                                             Longe dessa grita,
                                                           Lá onde mais densa
                                                               A noite infinita
                                                       Verte a sombra imensa;
                                                          Lá, fugido ao mundo,
                                                          Sem glória, sem fé,
                                                             No perau profundo
                                                                E solitário, é
                                                               Que soluças tu,
                                                             Transido de frio,
                                                                Sapo-cururu
                                                                Da beira do rio…



–                                                      Poemas e  poesias
                        

—-                                                O último poema

                                 Assim eu quereria o meu último poema.
                 Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
                                Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
                         Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
                 A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
                        A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.

                                                    (Manuel Bandeira)



                                                                 








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